Siga o IBAP nas redes sociais

Fale com o IBAP. Envie um e-mail para: atendimento@ibap.org.br

© 2015 por IBAP. Criado por Calvin Comunicação

Palestra destaca avanços na cirurgia de catarata

Dentro do Ciclo de Palestras de 2018, a Escola de Oftalmologia do IBAP recebeu o professor Armando Crema, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, para discorrer sobre os avanços no tratamento de uma doença que é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo (dados OMS): a catarata. Intitulada “A evolução das cirurgias de catarata: minhas experiências. O futuro”, a palestra foi ministrada no auditório do IBAP no dia 09 de março, às 8h30.

Durante a sua explanação, Armando Crema abordou os recentes avanços nas cirurgias de catarata, destacando a evolução no cálculo das lentes intraoculares como um fator importante para o médico saber qual o grau da lente a ser utilizada. No que se refere à geração de novos equipamentos, ele apresentou os avanços nos de faco-emulsificação e o novo laser femtosegundo. Esse último responsável por conferir maior segurança e melhor previsão nas cirurgias de catarata.  

Em seguida o presidente da SBO relatou também as novidades em lentes intraoculares. Uma dessas inovações é que as novas LIOs vão possibilitar não somente a correção do astigmatismo, como também o grau de longe, intermediário e de perto, dando um melhor resultado refrativo para o paciente. No entanto, para aqueles que possuem um astigmatismo muito irregular, Armando Crema falou sobre as lentes do médico Cláudio Cançado Trindade.

 

Esse oftalmologista desenvolveu um dispositivo que, ao ser cirurgicamente implantado dentro do olho, permite melhorar a visão de pessoas portadoras de distúrbios da córnea. O seu mecanismo de funcionamento está baseado no efeito estenopeico, que é indicado apenas em casos de astigmatismo corneano irregular.  

 

Ainda sobre os avanços, o palestrante mencionou um novo procedimento com laser femtosegundo, cuja entrada no mercado está prevista para daqui a, no máximo, 15 anos. Nesse novo equipamento, o laser vai ajustar o grau da lente dentro do olho.

 

Em entrevista Armando Crema falou da importância em ministrar palestras em instituições como o IBAP, responsável pela formação de vários residentes anualmente. “O mais importante do IBAP é que está formando em um nível bom, com os equipamentos necessários e profissionais habilitados para transmitir todo o conhecimento. Com isso, o aprendizado fica bastante interessante”, sentenciou.

Sobre o palestrante

 

O médico Armando Stefano Crema é ex-presidente da Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares e atual presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho, ele fez Mestrado em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado pela Unifesp – Universidade Federal de São Paulo.

 

Além da profunda experiência em cirurgias de catarata e refrativas, o médico é membro das mais importantes sociedades e academias nacionais e internacionais de oftalmologia. Ao longo da sua trajetória profissional amealhou diversos prêmios, fruto do seu trabalho aprofundado na cirurgia ocular.